PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

 

OBJETIVO DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL:

Formar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos para desenvolver as técnicas psicopedagógicas junto aos alunos.

 

PROGRAMA DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL:

Ética Profissional, Psicopedagogia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Fundamentos da Psicopedagogia, Distúrbios de Aprendizagem, Legislação de Ensino, Didática do Ensino Superior, Processos de Investigação em Psicopedagogia, Avaliação Psicopedagógica, Desenvolvimento Psicossocial, Diagnóstico Psicopedagógico, Metodologia da Pesquisa Científica.

 

PÚBLICO DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL:

Profissionais Graduados em Educação, Psicologia ou áreas afins.

 

DURAÇÃO DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL:

12 meses. Aulas presenciais em um final de semana por mês.

 

HISTÓRICO PARA O CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL:

A aprendizagem é um processo contínuo na vida que vai além dos processos formais da educação. A inserção do indivíduo em contextos variados da cultura e da sociedade, exerce impacto direto no desenvolvimento da aprendizagem. Trata-se de um processo que se transcorre durante toda a vida e recebe impacto da família, das instituições, dos meios acadêmicos e ocupacionais.
Há grande necessidade da formação de um profissional que circule entre estes meios discutindo e analisando estas faces.
A Psicopedagogia é um campo multidisciplinar que busca mediar o processo de aprendizagem acompanhando os diversos impactos sofridos.
Ocurso prepara profissionais das áreas de educação e psicologia para atuar com a prevenção de problemas de aprendizagem e de ensino gerados no contexto escolar, para orientar, adequadamente, os professores e a família das crianças que apresentam problemas escolares. 
Analisando a grande demanda, o Instituto ITESA oferece para os profissionais, o Curso de Psicopedagogia Institucional, com a exposição de recursos e instrumentos que possibilitam o trabalho desses grupos necessitados.