LIBRAS 

 

OBJETIVO DO CURSO DE LIBRAS:

Habilitar o profissional para a comunicação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , em qualquer área de trabalho e no convívio social.

 

PROGRAMA DO CURSO DE LIBRAS:

Alfabeto manual, Estrutura gramatical, Números cardinais e ordinais, Calendário, Horas, Cores, Clima, Transportes, Profissões, Diálogos e Situações do Cotidiano, Prática em LIBRAS

 

PÚBLICO DO CURSO DE LIBRAS:

Profissionais de qualquer área e pessoas interessadas em uma comunicação diferenciada.

 

DURAÇÃO DO CURSO DE LIBRAS:

Básico – 40h – 6 meses; Intermediário – 40h – 6 meses; Avançado – 40h – 6 meses.

Também Pós Graduação em 12 meses.

 

HISTÓRICO PARA O CURSO DE LIBRAS:

A partir da Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, a comunidade surda obteve a regulamentação e o reconhecimento da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, como meio de comunicação.

Curso de LIBRAS habilita o indivíduo planejar e regular sua ação e sendo possível fazer a leitura do mundo e da palavra, onde uma não acontece sem a outra.

No ambiente acadêmico, o Curso de LIBRAS é uma ferramenta de auxílio na realização do letramento, através do papel da imagem, presente nos materiais e espaços escolares.

A comunicação acontece, não apenas com sinais manuais mas também através de expressões faciais, movimentos coma cabeça e com o corpo.

Curso de LIBRAS oferece a melhor interação entre pessoas surdas em todas as regiões, mas assim como a linguagem oral, a Língua de Sinais também pode variar de região para região, com a criação de variações linguísticas como os dialetos e as gírias.

Como ela não é constituída de gestos intuitivos, há um sistema léxico e gramatical próprios, que deve ser compreendido como parte de uma linguagem natural.

Encontramos Línguas de Sinais diferentes em cada país, isto devido ao desenvolvimento dos sinais em comunidades surdas diferentes.

Assim como nas línguas orais, a Língua de Sinais possuem um regionalismo proeminente da cultura e modo de vida local.

A Língua de Sinais é utilizada, também, na comunicação onde não se pode fazer uso de sons, como por exemplo, entre mergulhadores. O Curso de LIBRAS prepara o profissional também para essa necessidade.

Quanto à origem das Línguas de Sinais, elas são criações espontâneas do homem e vão se aprimorando, ao longo do tempo, como as línguas orais. Não há uma língua melhor ou pior, cada sistema de linguagem se desenvolve e se amplia na medida da necessidade de seus usuários.

Curso de LIBRAS em nosso Instituto, oferece integração com a comunicação com surdos através de seus professores.

A partir desse estudo, o Instituto ITESA se propõe a oferecer o Curso de LIBRAS em ambiente apropriado e com uma matriz curricular que supre as necessidades dos futuros profissionais.