ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 

OBJETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:

Formar especialistas com a apropriação dos fundamentos pertinentes à alfabetização numa perspectiva integradora dos conhecimentos, utilizando os recursos mais adequados para serem utilizados no processo de alfabetização.

 

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:

Alfabetização e Letramento, Linguagem e Comunicação Diferenciadas, Organização do Trabalho Pedagógico, Necessidades Educacionais Especiais na Alfabetização, Psicologia da Alfabetização, Políticas Educacionais, Metodologia Científica, Didática do Ensino Superior e Orientação e Pesquisa.

 

PÚBLICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:

Profissionais Graduados em Educação ou áreas afins.

 

DURAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:

18 meses. Aulas presenciais em um final de semana por mês.

 

HISTÓRICO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:

O Curso de Alfabetização e Letramento proporciona aos alunos o estudo dos conceitos de Alfabetização e Letramento. Trabalhando com as técnicas atualmente utilizadas e possibilitando o treino constante de hábitos de leitura e escrita.

 

O contato com esse mundo letrado insere o cidadão criticamente na sociedade. A utilização da língua escrita deixa de ser uma questão apenas pedagógica, atuando na esfera política e cultural.

É importante ressaltar que alfabetizar vai além da decodificação de letras. O Curso de Alfabetização e Letramento permite ao professor integrar técnicas que desenvolvam no aluno a capacidade de interpretar e compreender todo o texto lido.

 

Ler, compreender e interpretar o texto lido, são práticas desenvolvidas no Curso de Alfabetização e Letramento proposto.

 

Analisando a grande demanda de crianças, jovens e adultos, que necessitam aprender a Ler e Escrever, o Instituto ITESA oferece para profissionais interessados na área da educação, o Curso de Alfabetização e Letramento, com a exposição de recursos e instrumentos que possibilitam a alfabetização de grupos de pessoas de qualquer idade.